segunda-feira, 1 de junho de 2015

Sobre Montreal ...

   Bem, como já explicado aqui no blog, somos de uma cidade de médio porte, de interior. Quando planejamos de visitar o Canadá, eu imaginava que a única cidade a qual eu estranharia, seria Montreal, por ser uma metrópole. Mas como isso era um pré-conceito, a realidade me surpreendeu.
   Quando chegamos em Montreal, imaginei que era tudo super complicado e tal, mas a realidade que encontrei foi totalmente diferente, logo ao desembarcar no aeroporto, foi possível pegar um ônibus, mesmo com as bagagens, e ir até nosso primeiro ponto planejado, a escola, para nos encontrarmos com a dona da casa onde ficaríamos. Ou seja o transporte público é tão eficiente e de fácil uso que se torna viável para qualquer situação.
   Em nosso primeiro passeio pela Rue Ste-Catherine já pude entender a razão de ser tão famosa, para quem gosta de marcas e consumismo, este é o paraíso. A diversidade de lojas e produtos torna uma caminha pela calçada em um verdadeiro passeio. Mesmo eu não sendo louco por compras, achei muito legal.
   Eu já tinha lido sobre a cidade subterrânea, tinha visto vídeos no youtube e tal, porém não tinha a real dimensão disso tudo. Ao andar pelas galerias, acabamos perdendo um pouco o senso de distância e localização, quando paramos para olhar em um mapa, vimos que estávamos quatro andares abaixo do nível da rua, era como um shopping gigante para baixo.
   Voltando a falar de transporte público, o metrô foi nosso melhor amigo nesta cidade, é impressionante como ele é útil, todo o lugar que você quer conhecer, sempre tem uma estação por perto. O sistema conta com quatro linhas, mas as que mais utilizamos foram a verde e a laranja, que são as maiores. Grande parte das estações, tem conexão direta com a parte subterrânea da cidade, facilitando muito a mobilidade. Sem contar no custo desse beneficio todo, pois você compra o cartão e abastece ele por um período e dentro deste período você pode andar a vontade, diferente da cidade onde eu moro, que a não se que você desça em um terminal de conexão, cada vez que você entra no ônibus, tem que pagar novamente.
   Com relação a alimentação, não posso reclamar, pois mesmo sendo uma cultura diferente da nossa, existe uma diversidade de opção de comidas, é só procurar e encontra o que quiser, desde o tradicional poutine, até um churrasco brasileiro.
   A questão do idioma era algo que me deixava pensativo, como pode uma cidade ter dois idiomas? Como as pessoas se entendem? E aqui está uma coisa impressionante, ao contrário dos relatos que eu já tinha lido, onde pessoas relataram que alguns cidadãos se recusam a falar em inglês ou francês, a experiência que tive foi bem positiva, por onde andei não tive dificuldades em me comunicar em inglês, quando tentava falar algo em francês e não conseguia, a pessoa já me sugeria em inglês, ninguém ficou reparando meu sotaque de estudante de idiomas heheheheeh.
   Como podem ver, minhas experiências em Montreal foram bem positivas, virei um fã da cidade e sim, minha vontade é de morar lá! Se você não pensa em mudar do Brasil, considere a possibilidade de visitar Montreal, vale a pena.

  Bem, espero ter conseguido passar um pouquinho de minha visão sobre esta cidade!

À bientôt!
 

2 comentários: