segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Intensivo de Francês + Viagem de reconhecimento

Quando iniciamos nossa preparação para a viagem ao Canadá, começamos também um curso de francês bem básico, apenas 1 vez por semana e sem muita preocupação, foi realmente o mínimo. Chegando em Montreal, na A.L.I., Académie Linguistique Internationale, fizemos um teste de nivelamento e constatamos que precisávamos começar desde o início. O teste consistia basicamente em uma entrevista, onde você deveria se apresentar e falar porque você estava ali, etc. Apesar de já sabermos um pouco, nos direcionaram para uma turma de iniciantes. Como faríamos 2 semanas de intensivo isso foi bom para relembrar tudo o que já tínhamos estudado.
O primeiro dia foi bem tranquilo, a turma tinha cerca de 11 alunos, 4 brasileiros. Era uma mistura de nacionalidades, colombianos, mexicanos, venezuelana, canadense (de Vancouver) e libanês. Logo na primeira descontração na saída da sala, começamos a conversar em português e a professora chamou a atenção " ici ne peut pas parler portugais " foi a melhor coisa que poderia acontecer em termos de aprendizado, a galera comprou a ideia e não se ouviu mais nada em português dentro da escola. As aulas eram das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00, divididas entre 3 professoras super preparadas e exigentes, elas não sabem falar português, ou seja, para se comunicar, você aprende ou aprende!

Ao final da primeira semana, percebemos que tínhamos estudado tudo o que levamos 6 meses estudando aqui no Brasil, mas a metodologia de ensino e o uso diário de tudo o que você aprende , torna isso muito mais eficiente. Também percebemos que tínhamos entrado em uma rotina e precisávamos aproveitar mais a viagem, pensando assim, viajamos no final da semana para Ottawa, onde estava acontecendo um festival de Tulipas, eu não imaginava que um festival de flores pudesse movimentar tanto uma cidade, simplesmente fantástico como os parques ficam cheios, turistas de toda a parte, qualquer praça da cidade fica parecendo uma vitrine de flores, sem contar na cidade em si que mais parece um cenário de filme. Na volta passamos por Gatineau, que pra mim parecia a continuação de Ottawa, as cidades são juntas...
A segunda semana de estudo foi bem mais estressante, o conteúdo era pesado e a cobrança parecia aumentar a cada dia, o consumo de café para aguentar isso tudo teve que ser dobrado. Mas nem tudo é ralação, na quinta feira desta semana conseguimos comprar ingressos para o Cirque du Soleil, na estreia do espetáculo "Amaluna". Somente vendo ao vivo para entender o porque deste circo ser o mais famoso do mundo. Ao final da semana, fomos para Quebec, passamos o domingo conhecendo a cidade, que 3 dias atrás tinha sofrido com uma nevasca, tudo tava cinza, mas muito bonito. Conhecemos o Parc de la Chute-Montmorency, é uma atração e tanto.
Voltando para Montreal, finalizamos nosso pequeno intensivo de Francês com a seguinte conclusão:
Nenhum curso de idiomas lhe proporciona um aprendizado tão rápido e eficiente quanto um curso em um país onde a língua é nativa, o aprendizado é constante... realmente vale a pena.

Recepção da Escola



Ottawa


Festival de Tulipas - Ottawa


Cataratas Montmorency

Foto tradicional de turista na subida da Old Quebec

Quebec vista de um mirante



2 comentários:

  1. Olá!
    Eu estudei na A.L.I também, em 2009, e gostei muito!
    Achei a localização ótima, as aulas muito boas e não me deu nem vontade de ir embora!rs
    Agora estou contando os dias para voltar!

    Abraços.

    Les Saints.
    www.santoscanada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que honra receber vcs por aqui hehehehe, o link do blog de vcs está ali do lado eihnm ;)
      Pois é, a respeito da escola é realmente legal, também não vemos a hora de voltar pra Montreal, porém agora de mudança o/

      Abraço!

      Excluir