segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A saga dos idiomas...

Em 2012 quando fomos em uma palestra promovida pelo ministère de l’Immigration, de la Diversité et de l'Inclusion em Curitiba, o M. Gilles Mascle me falou no final da palestra “se você não vai aplicar para o processo esse ano, se prepare para fazer certificação de proficiência, tanto no inglês quanto no francês”. Realmente aconteceu, sem certificação, sem imigração.

Com essas exigências, tivemos que retomar os estudos, retomar pra valer.
E é impressionante como a gente tenta se enganar, se tivéssemos chamado a responsabilidade e estudado pra valer desde aquela época, estaríamos fluentes. Mas a realidade é outra, sempre tem uma coisa ou outra para nos ocuparmos, como sou da área de T.I. sempre tem algo para ler ou uma coisa  nova para estudar, além do mais tinha a pós graduação para tirar tempo, ou seja, quase 3 anos depois e ainda não estamos pronto para as provas, puramente por não manter o foco.

Apesar de não ser fluente em inglês, considero que estou em um nível bem avançado, mas quanto mais você estuda, mais acha coisa para estudar, agora estou estudando com professora particular, focado no IELTS, meu primeiro mês, fiz 4 simulados e vi que preciso melhorar bastante meu listening, vamos trabalhando todas as competências.

Com relação ao francês, estudei durante 2 anos em um programa público de ensino de idiomas, ou seja, o aprendizado não é muito rápido, mas persisti para não perder o contato com a língua, já que tinha feito um intensivo lá em Montreal.

Agora precisamos organizar os horários, montar um bom plano de estudo e estudar pra valer, afinal “ninguém estuda por mim”.

Conforme eu for achando coisas interessantes sobre essa jornada de aprendizado, vou fazer o possível para postar aqui.

A bientôt!

Nenhum comentário:

Postar um comentário